Governo paga 24% do total da dívida com sector privado

0

O Governo desembolsou perto de sete biliões de meticais em pagamentos da dívida ao sector privado em 2018. O valor corresponde a 24 por cento do total da dívida com os fornecedores.

Entre 2009 e 2018, o Governo moçambicano acumulou uma dívida de cerca de 29 biliões de meticais, resultante de bens e serviços fornecidos pelo sector privado ao Estado.

O atraso ou mesmo falta de pagamento dessa factura obrigou muitas empresas privadas a encerrar às portas por insolvência financeira, com destaque para as firmas do ramo de construção civil.

Diante deste cenário, o Executivo anunciou em Outubro último, o início de pagamentos da dívida ao sector privado. O jornal O País soube de fonte oficial que já foi pago cerca de 6.9 biliões de meticais, correspondente a 24 por cento da factura total, uma acção que o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário entende que vai galvanizar a economia.

Carlos Agostinho do Rosário falava esta quinta-feira, à margem da abertura da nona sessão ordinária da oitava legislatura da Assembleia da República.

DEIXE UMA RESPOSTA


Please enter your comment!
Please enter your name here