Angola: Reunião de accionistas da Unitel acontece amanhã

0

A Unitel, líder do mercado de telecomunicações, realiza amanhã , em Luanda, uma importante assembleia geral de accionistas que pode abrir caminho a profundas mudanças no seio da empresa assegurou ao Jornal de Angola uma fonte da instituição.

Após um longo conflito que se arrasta desde Junho de 2015, os accionistas Vidatel (Isabel dos Santos) e Geni (Leopoldino do Nascimento, actual presidente da Assembleia Geral), ambos com 25 por cento do capital, enfrentam a oposição da MsTelcom (Sonangol) e dos brasileiros da Oi, também com 25 por cento da empresa angolana.

Desde Novembro de 2012 que a PT Ventures, subsidiária da empresa brasileira, não recebe nenhum pagamento relativo a dividendos. Com base nos dividendos declarados pela Unitel, a PT Ventures julga ter direito a receber um total 661,3 milhões de dólares relativos aos exercícios de 2010, 2011, 2012 e 2013.

Devido ao envolvimento de grandes empresas de telecomunicações com a Unitel (primeiro com a Portugal Telecom, que desde logo contava com grandes accionistas americanos e canadianos, o que obrigava ao cumprimento das leis e regulamentos norte-americanos relativos ao mercado de capitais), o caso tem sido acompanhado por investidores estrangeiros com alguma preocupação.

Desde o início da operação comercial, em 2001, que a empresa de telecomunicações é liderada por Isabel dos Santos enquanto presidente do Conselho de Administração. O mandato do órgão gestor terminou em Dezembro de 2017 e até agora não foi possível chegar a acordo sobre uma nova equipa.

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA


Please enter your comment!
Please enter your name here